Vereador Capitão Vieira – Foto: Josimar Segundo
O vereador de Juazeiro do Norte, Capitão Vieira Neto (MDB), criticou o prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) e até mesmo aliados políticos pela falta de apoio à comunidade surda do Cariri. Durante a sessão plenária da última quinta (26), ele fez cobranças públicas ao deputado estadual licenciado Fernando Santana, ao ministro Camilo Santana e ao governador Elmano de Freitas (PT).
Capitão Vieira lembrou que, no ano passado, quando presidia a Câmara Municipal, participou de reuniões com deputados, incluindo Fernando Santana, para discutir ações em benefício das pessoas surdas. Entre as propostas apresentadas estava a construção de uma escola bilíngue no Cariri. No entanto, segundo o vereador, as iniciativas “ficaram apenas em promessas”.
“Tem que sair da fala, tem que sair da rede social. […] Vou fazer essa cobrança ao deputado Fernando. Se ele quiser ficar com raiva, que fique. Ele participou dizendo que ia ajudar essa categoria, que ia buscar de todas as formas uma reunião para que fosse construída uma escola de Libras, aumentasse o número de vagas. Só discurso”, criticou Vieira Neto.
Nas eleições municipais do ano passado, Capitão Vieira e Fernando Santana marcharam juntos. Fernando disputou a Prefeitura de Juazeiro do Norte, mas foi derrotado por Glêdson Bezerra. O vereador também cobrou providências de Camilo Santana e Elmano de Freitas.
“Governador Elmano, venha para o Cariri. Venha olhar o povo que votou em você. Saúde não funciona, segurança não funciona, inclusão não funciona, e eu não vou estar aqui aplaudindo porque eles querem não”, completou.
As críticas ocorreram após a participação da professora Gisele Pereira Gama Garcia, que destacou os desafios enfrentados pelas pessoas surdas, principalmente no acesso à educação inclusiva e à comunicação acessível. Ela ressaltou a falta de intérpretes em Juazeiro do Norte e cobrou a realização de concurso público para professores e intérpretes de Libras.