As peças chegaram no Brasil no inící io de abril. Foto: Ascom / URCA.
Os 25 fósseis com cerca de 100 milhões de anos, repatriados do Reino Unido, chegaram à Universidade Regional do Cariri (URCA) na última quarta-feira (7). O material foi recuperado após uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que recebeu em fevereiro de 2023 uma denúncia anônima feita por uma pesquisadora.
Após análises, foi identificado que os fósseis, originários da Chapada do Araripe, estavam sendo anunciados em um mercado clandestino na Europa. A entrega oficial dos itens repatriados ocorreu na sede do MPF.

Plácido Cidade Nuvens, da URCA, Professor Allysson Pinheiro, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação
e Pesquisa, Professora Juliana Oliveira. Foto: Ascom / URCA.
As peças chegaram no Brasil no início de abril. Agora, sob a guarda da URCA, ficarão sob responsabilidade do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado em Santana do Cariri. Avaliado em cerca de 600 mil euros, o equivalente a aproximadamente R$ 4 milhões, pelo câmbio atual, o acervo é considerado um importante resgate do patrimônio científico nacional.
A legislação brasileira proíbe a exploração e o comércio de fósseis, vedando também sua extração, transporte e exportação sem autorização expressa do governo federal. Os itens apreendidos ainda estavam acompanhados de etiquetas com os valores em euros pelos quais seriam vendidos.
Segundo a URCA, uma solenidade será realizada em breve para apresentar oficialmente os fósseis repatriados