Foto: Shutterstock/SVM
O prazo para solicitar a isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra às 23h59 desta sexta-feira (2). O pedido deve ser feito pela Página do Participante, com o login do Gov.br. O período seria encerrado no dia 25 de abril, mas foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A data também vale para as justificativas de ausência no Enem 2024.
Quem tem direito a isenção?
- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública;
- Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;
- Concorrentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e Integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
- Participantes do programa federal Pé-de-Meia.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025, o participante que faltou ao exame em 2024 e deseja obter o benefício novamente precisa apresentar uma justificativa de ausência. Entre as condições aceitas como justificativa estão assalto/furto; acidente de trânsito;morte na família; maternidade e paternidade; mudança de domicílio para acompanhamento de familiar; privação de liberdade; emergência/internação/repouso médico ou odontológico; e trabalho ou atividade escolar.
O candidato deve comprovar por meio de documentação o motivo que o levou a faltar. As justificativas valem para os dias de aplicação do exame, realizados nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, ou nas datas de reaplicação das provas, em 10 e 11 de dezembro de 2024.
Cronograma de isenção
- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência no Enem 2024: 14 de abril a 2 de maio
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
- Período de recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Com o Exame Nacional do Ensino Médio, estudantes podem tentar ingressar na educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).