As chamadas ‘Praças da Juventude’ são um projeto para comunidades com reduzido ou nenhum
acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer. Foto: Reprodução / Google Street View.
Anunciada em 2010 pelo Governo do Estado, a Praça da Juventude do bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, passou anos sendo símbolo de um sonho adiado para a comunidade local. Projetado para ser um espaço de esporte, lazer e cultura para crianças, jovens e idosos, o equipamento teve parte da estrutura erguida, mas nunca concluída. Após anos, a demanda pode sair do papel em maio deste ano.
No site oficial do Governo, ainda em 2010, a proposta da praça incluía pista de caminhada, salto triplo e à distância, campo de futebol society, quadra de vôlei de praia, pista de skate, teatro de arena, centro de convivência da terceira idade, vestiários, quiosque de alimentação e sala de ginástica. “Seria bom, né, ter um lugar pra brincar depois da escola. Aqui não tem nada”, relata Pedro Henrique, de 12 anos, morador do Frei Damião.

Reprodução / Google Street View.
A demora para entrega foi sentida pelos moradores, levando a Associação Comunitária de Luta Social e Urbana do Cariri a fazer uma petição pública online, em 2019, solicitando a conclusão do equipamento. “Pois, a obra orçada no valor de R$1.356.782,79 (Um milhão, trezentos e cinquenta e seis mil, setecentos e oitenta e dois reais e vinte e nove centavos), processo – SPU12794552-0, nº contrato 017/2012, contratada e assinada DESDE 19/12/2012, não está cumprindo naquilo que interessa e consta do objeto da contratação”, diz trecho da petição.
‘Em andamento’, diz SOP sobre a obra Em retorno ao Portal Miséria, a Superintendência de Obras Públicas afirmou que a obra está em andamento. “Atualmente, estão em execução os serviços de pintura, urbanização e limpeza da praça. A obra deve ser finalizada até o final de maio”, diz a nota.
As chamadas ‘Praças da Juventude ’são um projeto para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas.