Foto: Divulgação/ PMJN
A Prefeitura de Juazeiro do Norte suspendeu temporariamente o chamamento público para a compra de carne bovina destinada à merenda escolar, sem prejuízo ao fornecimento regular das refeições nas escolas. A medida foi tomada após denúncias de que algumas cooperativas estariam descumprindo a exigência de adquirir o produto diretamente de agricultores da zona rural do município.
A decisão foi definida em reunião realizada nesta quarta-feira (14), com participação de representantes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp), da Ematerce e de cooperativas agrícolas. O objetivo, segundo o município, é aperfeiçoar o processo de compra, garantindo o cumprimento das diretrizes que priorizam a agricultura familiar.
Desde 2022, o município adquire regularmente carne bovina para a merenda, com preferência por produtores locais. Com a suspensão do edital atual, um novo cadastro de agricultores está sendo realizado para identificar e reconhecer formalmente os responsáveis pela produção de carne no município.
Com base nesse levantamento, será lançado um novo chamamento público. O edital exigirá que as cooperativas comprem exclusivamente dos produtores locais devidamente cadastrados. A medida busca garantir mais transparência, fortalecer a agricultura familiar e assegurar a qualidade da alimentação oferecida aos alunos da rede municipal.