Foto: Ascom / PMJN.
Juazeiro do Norte inaugura, na próxima segunda-feira (12), a primeira Sala de Atendimento Preferencial à Pessoa com Fibromialgia do município. O espaço, que funcionará no Centro de Dermatologia, no bairro Santa Tereza, foi nomeado em homenagem a Maria Valdeny Dourado Landim e será aberto ao público a partir das 15h.
O nome da sala é resultado de um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal no dia 29 de abril e de autoria do vereador Alexandre Sobreira (DC). Posteriormente, a matéria foi sancionada pelo Poder Executivo. Segundo a Secretaria de Saúde, o local será destinado à marcação de exames, agendamento de consultas especializadas e entrega de carteirinhas para pessoas diagnosticadas com fibromialgia, desde que apresentem laudo médico.
“A criação do espaço tem como objetivo proporcionar um atendimento especializado às pessoas acometidas pela fibromialgia, promovendo acolhimento e mais qualidade de vida para esse público”, informou a pasta, em site oficial.
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) apontam que aproximadamente 5 milhões de pessoas convivem com a fibromialgia no país. A condição crônica provoca dores generalizadas, especialmente nos músculos e tendões, e pode afetar a qualidade de vida dos pacientes.