Foto : Arquivo
Três anos após o município firmar um acordo com provedores de internet para regulamentar a fiação no Mercado Central de Juazeiro do Norte, apenas uma empresa atendeu às exigências e está apta a fornecer o serviço aos permissionários. A prefeitura passou a proibir novas instalações no local que não sigam o padrão exigido.
O acordo foi firmado em 2022, após exigência do Ministério Público para regularizar a instalação dos cabos no local, que deveriam circular por uma tubulação. O prazo dado pelo município para as adequações foi de um ano, mas, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Soares, só uma empresa se adaptou.
“Quando uma empresa vem aqui instalar a internet a pedido de um permissionário, a gente avisa: ‘ou a empresa faz a adaptação, implementa as tubulações necessárias, ou então a empresa não vai poder entregar o seu serviço aqui dentro. Hoje, só existe uma empresa que fez isso, desde 2022’”, disse o secretário.
Segundo Wilson Soares, a fiação desorganizada contribuía para a poluição visual e representava risco de incêndio na área. Ele informou ainda que vai negociar com os provedores um novo prazo para que se adequem. Uma das sugestões é que as empresas compartilhem a mesma tubulação, o que permitiria também a divisão dos custos com a infraestrutura.