Medida tem o objetivo de promover um trânsito mais seguro. Foto: Ascom / Crato.
O município do Crato tem intensificado as ações de fiscalização de trânsito com a utilização do etilômetro, conhecido como bafômetro, um aparelho que mede a concentração de álcool no ar exalado dos pulmões de uma pessoa. O equipamento está sendo utilizado tanto em operações de blitz quanto em outras abordagens de rotina pelas equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).
De acordo com Cel. Werisleik Pontes Matias, secretário executivo da Secretaria Municipal de Segurança, o objetivo da campanha preventiva, é reduzir os índices de acidentes provocados por motoristas sob efeito de álcool ou drogas. “É uma realidade nacional: muitos acidentes, inclusive fatais, têm como causa o consumo de álcool ou outras substâncias por parte dos condutores. Estamos agindo de forma preventiva, para proteger tanto quem está ao volante quanto os pedestres“, aponta Werisleik.
Ainda, segundo o município, a medida não é apenas punitiva. “[…] mas sobretudo educativo, buscando conscientizar os motoristas sobre os riscos do uso de substâncias ao dirigir”, afirma a prefeitura em site oficial.
Critérios legais relacionados à utilização do bafômetro

- Até 0,04 mg/l de álcool por litro de ar expelido: tolerado (sem penalidade);
- De 0,05 mg/l a 0,33 mg/l: configura infração gravíssima, com penalidades como multa e suspensão do direito de dirigir;
- A partir de 0,34 mg/l: é considerado crime de trânsito, podendo resultar em detenção, multa e outras sanções previstas em lei;
- No caso de exame de sangue, valores superiores a 6 decigramas por litro também caracterizam crime de trânsito