Imagem ilustrativa. Foto: istockphoto.
O município de Brejo Santo iniciou um projeto de mapeamento de nascentes com o objetivo de identificar e caracterizar as fontes de água que alimentam rios e riachos da região. A partir dos dados coletados, serão realizadas ações de manejo, preservação e reflorestamento em áreas consideradas sensíveis. O projeto já passou pelas regiões da Serra de São Felipe, Cana Bravinha e Sítio Vieira.
“Esse mapeamento é a base para qualquer ação de preservação. O nosso objetivo é conhecer de perto as nascentes do nosso município e assim fazer uma revitalização e uma recuperação nelas. E até uma proteção”, disse Ivan Neto, secretário executivo de Meio Ambiente.
As nascentes desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas. São elas que recarregam rios e riachos, garantindo o abastecimento de água para consumo humano. Além disso, contribuem para a preservação da umidade do solo e para a sobrevivência da fauna e da flora.
“As nascentes servem tanto para proteção dos ecossistemas, como para proteção dos nossos mananciais. Quando fazemos esse trabalho de proteção de nascentes, nós protegemos não só a água que utilizamos hoje, como os mananciais que as próximas gerações irão utilizar”, explica Matheus Pinheiro, engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.