Fagner, Belchior e Espedito Seleiro – Fotos: Reprodução,
Unifor/Reprodução e Sebrae/ Reprodução
Os artistas cearenses Raimundo Fagner, Belchior (in memoriam) e o renomado artesão Espedito Seleiro estão entre as personalidades que receberão a Medalha do Mérito Artístico e Cultural Patativa do Assaré, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A honraria reconhece a contribuição de nomes marcantes para a cultura e arte do estado. A cerimônia oficial de entrega da comenda será realizada no dia 13 de maio.
A lista de homenageados foi anunciada durante sessão de julgamento do Pleno do TRE-CE, realizada na última quinta-feira (24). Além desses três nomes, também serão agraciados a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto; a professora Gina Vidal Marcílio Pompeu; a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela; o advogado Raimundo Bezerra Falcão; o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fernando Cirino Gurgel; o empresário Ivan Rodrigues Bezerra; e o jornalista e escritor João de Lira Cavalcante Neto.
Instituída pela Resolução TRE-CE nº 1.057/2025, a medalha presta tributo ao legado do poeta popular Patativa do Assaré (1909–2002), ícone da literatura de cordel e da poesia nordestina, nascido e falecido na cidade de Assaré, na região do Cariri.