Prefeito Gledson prometeu ampliar o número de escolas em
Juazeiro tratando da temática do trânsito foto: reprodução
A Campanha do Maio Amarelo 2025 sob o tema: “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”, foi lançada na manhã desta segunda-feira (05) no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) em Juazeiro. O evento reuniu autoridades e dirigentes de entidades e instituições públicas e privadas a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Metrofor e Detran. No evento, houve ainda apresentações de vídeos e recitação de poesia sobre a questão.
A programação anunciada consta de campanhas educativas virtuais e presenciais, palestras em empresas e escolas, além de blitz educativas e panfletagens ao longo do mês. No seu pronunciamento, o prefeito Gledson Bezerra defendeu um pensamento coletivo para esta causa que é a “segurança no trânsito no sentido de salvar vidas”. Ele observou que as 14 Escolas de Tempo Integral no Juazeiro já tratam dessa temática junto aos alunos e a sua decisão é no sentido de ampliar o número de estabelecimentos.
Para o diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) em Juazeiro, Coronel Adailton da Silva, o momento é para uma reflexão profunda sobre comportamentos o trânsito. Como observou, o trânsito é uma das principais causas de mortes no Brasil e exige “responsabilidades individuais e escolhas conscientes”. Já a presidente da CDL, Zenilda de Sena, se ofereceu como parceira na defesa dessa conscientização ampla reunindo pedestres e condutores de veículos.
O diretor de Educação no Trânsito do Detran-CE, Romildo Bezerra, aproveitou para elogiar o que considerou “coragem” do prefeito Gledson Bezerra. Conforme explicou, procurando melhor e mais segura fluência nas vias públicas de Juazeiro ao citar o caso das rotatórias implantadas. Neste sentido, o Secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, destacou as ações da engenharia de trânsito do Demutran sempre buscando soluções com estudos permanentes na implantação de rotatórias e outras ações.
Também elogiou a dedicação do Setor de Educação no Trânsito que promove intensa movimentação em Juazeiro com palestras junto a instituições públicas e particulares. A chefe da PRF, Vanessa Queiroz, chamou a atenção para as estatísticas que apontam 100 mortes por dia no trânsito em todo o Brasil e, também, ofereceu ao município parcerias da Polícia Rodoviária Federal. Em nome do Poder Legislativo, o vereador Alexandre Sobreira ressaltou a importância do evento para Juazeiro.