Foto: Lucas Vieira
A Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte realizou, na última quinta-feira (24), uma sessão com destaque para pautas voltadas à inclusão da comunidade surda do município. O espaço foi utilizado por representantes da área para apresentar demandas e cobrar ações do poder público, como a implementação de políticas públicas específicas e a valorização dos profissionais intérpretes de Libras.
Durante a sessão, a professora e vice-presidente do Instituto Transformar (Intra), Dra. Gisele Pereira Gama Garcia, destacou os desafios enfrentados pelas pessoas surdas, especialmente na área da educação inclusiva e no acesso à comunicação. A participação ocorreu em referência aos 23 anos da promulgação da Lei de Libras.

Na ocasião, a professora ainda ressaltou a necessidade de intérpretes de Libras em Juazeiro do Norte e cobrou a realização de concurso específico para professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais o município. Segundo dados do IBGE, Juazeiro do Norte conta com mais de 10 mil pessoas surdas.
A sessão marcou um momento de escuta e visibilidade para a comunidade surda, evidenciando a necessidade de políticas públicas que garantam acessibilidade e inclusão em Juazeiro do Norte.