Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Foto: Ascom Urca
Entender os pterossauros, desvendar os segredos do processo de fossilização e explorar a riqueza paleontológica da Chapada do Araripe ganha agora uma nova dimensão. O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, inaugura nesta segunda-feira (14), às 17h, a exposição interativa “Fósseis da Chapada do Araripe – Acervo de fósseis repatriados, Holótipos e Paleoarte”.
A mostra é uma novidade na expografia do museu, que passa a incorporar recursos tecnológicos para proporcionar experiências únicas, permitindo ao visitante de qualquer idade, observar, interagir e compreender, de forma lúdica e educativa, as camadas de história preservadas nas rochas da região.
Os equipamentos foram desenvolvidos sob medida por uma empresa alemã especializada em tecnologias interativas para museus. Entre as novidades estão os jogos digitais, tanques de escavação, quebra-cabeças gigantes, entre outros dispositivos que auxiliam no entendimento dos conceitos de física, química, cristalização e origem do planeta Terra.

museus. Foto: Reprodução / URCA.
Lançamento integra programação do I Colóquio Internacional sobre
Patrimônio Fossilífero do Brasil Entre os dias 14 e 16 de abril, a região do Cariri sediará o I Colóquio Internacional sobre Patrimônio Fossilífero do Brasil. O evento reunirá especialistas, pesquisadores e instituições de diversas partes do país e do exterior para discutir temas relacionados à proteção do patrimônio fossilífero brasileiro, com foco na repatriação de fósseis, políticas públicas e a popularização da ciência.
Com o tema “Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cooperação Internacional e Popularização da Ciência”, a programação contará com painéis, palestras e conferências.