Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
As obras de restauração do Museu Histórico do Crato, localizado no centro da cidade, deverão custar R$ 1,3 milhão. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (9), pelo prefeito André Barreto (PT). A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 10 meses, ou seja, até fevereiro do ano que vem.
A empresa responsável pela obra será a Morais Vasconcelos LTDA, especializada em restauração de bens patrimoniais. O projeto prevê o restauro das fachadas e pisos, a instalação de plataformas de acessibilidade e a recuperação integral das características arquitetônicas que definem a identidade do edifício.
O secretário municipal de Infraestrutura, Lucas Maximino, disse que o prédio passará por uma restauração criteriosa, fiel à história e à arquitetura original do prédio, erguido há 148 anos. “Serão realizados estudos minuciosos para garantir que cada detalhe remeta com precisão à essência original”.O município chegou a realizar mais de oito licitações para a reforma do museu, mas todas terminavam desertas, sem empresas interessadas na execução do serviço. Com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa é que a obra, finalmente, saia do papel.
No ano passado, o prédio foi interditado pela Defesa Civil após o desabamento de parte de uma parede no pavimento superior. A estrutura apresentava infiltrações e rachaduras, agravadas pelas chuvas recentes.