Foto: Ascom / Enel.
Mais de mil ocorrências na rede elétrica do Ceará em 2024 foram ocasionadas por colisões em postes de energia, de acordo com levantamento da Enel Distribuição Ceará. Ao todo, foram registradas 1.112 batidas, que causaram a quebra de postes, condutores e outros equipamentos. As cidades com maior número de casos em 2024 foram Fortaleza (118), Aquiraz (60), Aracati (43), Caucaia (42) e Acopiara (34).
De acordo com a distribuidora, cerca de meio milhão de imóveis tiveram o fornecimento de energia interrompido ao longo do último ano devido às colisões. Em todo o estado, a região Norte foi a mais afetada, com 402 casos. Em seguida, aparecem Fortaleza e a Região Metropolitana, com 398 registros.
Por fim, a região Sul, com 312 colisões. “Vale ressaltar que o condutor ou responsável pelo veículo deve arcar com os custos para a troca dos equipamentos danificados”, explica a Enel.
Segundo o gerente de Manutenção da Enel Distribuição Ceará, Marcelo Gomes, acidentes com postes danificados representam um risco não apenas para o condutor do veículo, mas também para transeuntes. “Em caso de abalroamento numa estrutura, cabos podem se romper e cair ao solo ou sobre
o automóvel, aumentando o risco de choque elétrico”, avalia. Nessas situações, alguns cuidados devem ser tomados para evitar novos acidentes. Entre eles estão:
- Não tocar em cabos no solo;
- Não ficar embaixo de estruturas danificadas;
- Não tentar realizar isolamento.
“Caso o poste tenha caído sobre o veículo, recomenda-se que o motorista não saia do carro até a chegada de socorro, salvo em caso de incêndio no local, lembrando de não tocar nas partes metálicas do veículo e mantendo sempre distância dos fios”, alerta Marcelo.
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel podem entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo número 0800 285 0196.