Por Emanuelle Magalhães
Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT, realizou a 1ª Conferência Municipal LGBTQIA+ do Crato, no último sábado, 26. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).
A conferência foi uma oportunidade para reunir representantes do poder público, movimentos sociais, conselhos e sociedade civil, promovendo o debate sobre temas essenciais, como o combate à violência, promoção da saúde, acesso à educação e à geração de trabalho e renda para a população LGBTQIA+.
Abrindo os trabalhos, o prefeito do Crato, André Barreto, agradeceu a participação do público na conferência e ressaltou o avanço já conquistado nas políticas públicas de direitos humanos. “Estamos dando passos iniciais, mas já avançamos bastante. A partir do momento que fortalecemos essa ideia, temos que batalhar para que o Crato mereça reconhecimento na política em busca de uma sociedade mais justa”, disse.
Dando continuidade, foi exibido o documentário “Transformando Direitos: Cotas, Saúde e Respeito”, do Projeto Oliveiras; em seguida a leitura do Regimento Interno da conferência pelo presidente em exercício do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT, Gilney Matos.
Divididos em grupos de trabalho, os participantes debateram quatro eixos temáticos: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; Trabalho digno e geração de renda para a população LGBTQIA+; Interseccionalidade e internacionalização; e institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Após as discussões, foram apresentadas as propostas, votadas, e ao final, a eleição para a escolha dos delegados que irão para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
Também estiveram presentes, a Secretária de Direitos Humanos, Zuleide Queiroz; a representante da Secretaria da Diversidade do Estado, Luana Ângelo; o Coordenador de Políticas Públicas da Diversidade, Samuel Morais; a vereadora Ariza Silva; e representantes das secretarias municipais de Turismo, Assistência Social e Cidadania, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Acedi, Adacho, Casa da Mulher Cratense, Centro de Referência em Direitos Humanos, Casa da Diversidade de Juazeiro do Norte, Curso de Medicina da URCA, alunos das escolas municipais Filemon Teles e São Francisco e Patrulha Maria da Penha.