Foto: Ascom / PMJN.
Em 2025, 13 mil juazeirenses foram imunizados contra a gripe, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau). No último dia 30 de abril, a pasta emitiu um alerta reforçando a importância da vacinação contra a influenza para o público-alvo da campanha, que iniciou em 7 de abril e segue até o final do ano.
O quantitativo de pessoas imunizadas, até o momento, é considerado dentro da média pelo setor de Vigilância em Saúde. Porém, a meta é ampliar o número de vacinados. De acordo com os critérios definidos pelo Ministério da Saúde, os grupos que devem buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas; Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde; Professores;
- Pessoas com doenças crônicas ou deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros;
- Motoristas do transporte coletivo;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional e dos Correios.
Além das UBS’s, os juazeirenses podem se proteger contra a gripe no Centro de Dermatologia, no Vapt-Vupt e no Serviço de Atendimento Médico Especializado (SAME). “A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, que podem evoluir para quadros graves, especialmente entre pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, diz a pasta.
Para receber a vacina, é preciso apresentar CPF, Cartão do SUS e Caderneta de Vacinação.“A imunização contribui para a redução de internações e óbitos causados pelo vírus da influenza, além de evitar a sobrecarga nos serviços de saúde”, explica a Sesau.